sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Borboletas



O que é uma Borboleta?
As Borboletas pertencem à ordem de insetos denominada Lepidóptera uma das divisões da grande classe Insecta, a qual, por sua vez, é parte do filo Arthropoda.
Quando se pega uma Borboleta com as mãos, elas deixam sempre uma certa quantidade de pó em nossas mãos. Esse pó é constituído pelas milhares de minúsculas escamas que recobrem as asas das Borboletas e formam desenhos incríveis, de cores muito vivas. Os zoólogos classificam as Borboletas como insetos da ordem dos Lepidópteros por causa dessas escamas, o nome “Lepidóptero” deriva de palavras de origem gregas que significam “asas escamosas”.
Existem mais de 150 mil espécies de Lepidópteros descritos no mundo, sendo que a maior parte é representada por formas noturnas, as Mariposas.

Nascimento:


O Nascimento da Borboleta ou Ciclo de Vida da Borboleta é dividido em várias fases, tudo começa com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea, passando pelo ovo que é colocado pela Borboleta fêmea, do ovo nasce a lagarta, depois de crescer e alimentar a lagarta se transforma em pupa, da pupa nasce a Borboleta adulta e assim começa novamente o Ciclo de Vida da Borboleta com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea.


Acasalamento:


No acasalamento, a Borboleta macho fecunda a Borboleta fêmea, o esperma masculino é transferido para dentro do abdome da fêmea.

A fêmea fecundada procura a planta hospedeira para botar os seus ovos.


A Borboleta fêmea deposita os ovos na planta que servirá de alimento para a lagarta.

Cada espécie de Borboleta tem plantas específicas para a alimentação das lagartas, essas plantas são conhecidas como Planta Hospedeira.
No caso das Borboletas Monarcas, a Planta Hospedeira é a Serralha.



Lagarta:


Após algum tempo, os ovos eclodem e deles saem as lagartas.
As lagartas então começam a comer a planta em que estão hospedadas. As lagartas comem muito, pois precisam acumular energia, a próxima fase é a pupa.



Pupa:


Depois de alguns dias a lagarta vai parar de comer e se transformar em pupa, as pupas se formam a partir do endurecimento do corpo da lagarta.
É nesse momento que a lagarta vai usar a energia acumulada para se 
transformar em Borboleta.



Fase Adulta:


Em alguns dias, as Borboletas nascem rompendo a camada da pupa. A Borboleta adulta viverá algumas semanas, tempo suficiente para se reproduzirem e garantirem o recomeço de todo o ciclo novamente.



Camuflagem:


camuflagem é dividida entre a homocromia e a homotipia, nahomocromia o animal tem a mesma cor do meio em que vive e nahomotipia o animal tem a forma dos objetos que formam o meio.
Attacus atlas, conhecida como Mariposa Atlas; os desenhos das asas lhe asseguram perfeita camuflagem.



Mimetismo: 


Algumas vezes, certos animais parecem-se a outros de uma espécie diferente, em vez de se parecerem com o meio que os rodeia, tirando vantagens desta semelhança para seus próprios objetivos, este fenômeno tem o nome de mimetismo. 
Entre a imensa quantidade de espécies de insetos existentes, é razoável supor que algumas delas apresentem certa semelhança entre si, e se uma espécie está protegida por exalar cheiro repelentes, possuir ferrões ou cores protetoras, outras, de aspecto similar, podem beneficiar-se disso. 

Conhecendo a Metamorfose:

Todos os organismos provêm de uma única célula, chamada ovo. O ovo é um óvulo posto pela fêmea e fertilizado pelo macho. A diferença fundamental entre os ovos é que alguns carecem quase totalmente de reservas, de modo que muito breve devem dar origem a um ser capaz de alimentar-se por si mesmo, como ocorre com as larvas dos insetos e de muitos animais marinhos; outros ovos possuem grande reserva de alimentos, denominada gema ou vitelo, como por exemplo o ovo da galinha, e dão origem a um ser que, ao nascer, já é muito semelhante ao adulto.

Dos ovos dos insetos e de muitos outros animais, emerge uma larva, às vezes tão diferente da forma adulta que pode confundir os biólogos. Uma larva é, em essência, capaz de alimentar-se mas, geralmente incapaz de reproduzir-se. Compreende-se que, como a sua estrutura e, freqüentemente, o seu modo de viver, são inteiramente diferentes dos adultos, a larva muda de forma pelo menos uma vez e esta renovação denomina-se “Metamorfose”. Do ovo da Borboleta, nasce uma lagarta que come e cresce rapidamente; a seguir, passa 

por uma fase de imobilização, chamada crisálida, durante a qual não se alimenta; da crisálida sai a Borboleta adulta.
A palavra "imago" significa simplesmente o adulto jovem que acaba de sofrer sua última Metamorfose. Em princípio, é adulto o animal que não muda mais de forma e é capaz de reproduzir-se.



Onde Vivem:

As Borboletas são encontradas em quase todo o planeta terra, com exceção da Antártida e de alguns desertos áridos. As Borboletas são animais de sangue frio, por isso nos trópicos (as regiões situadas entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) são encontradas as maiorias das espécies de Borboletas, porque são regiões de clima quente. 


Outro fator que influência é a alimentação, as Borboletas vão preferir viver aonde que tenha a sua fonte de alimentos. 

Vale lembrar também que as Borboletas são sensíveis a poluição, se um determinado lugar estiver muito poluído, dificilmente você irá encontrar alguma Borboleta.